26 de janeiro de 2010

O computador quântico e a mente mágica

Leio em um artigo interessante (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=574ENO003) que algém na UNICAMP está em busca de modelos para o futuro computador quântico:

A computação quântica é fundamentada em conceitos criados pela física quântica, como o da superposição (quando uma partícula está em diferentes condições contraditórias simultaneamente) e do entrelaçamento (quando a alteração em uma partícula provoca o mesmo efeito em outra que se encontra distante).


Caríssimos, caso aconteça este salto avante da computação quântica, muita coisa sob o sol há de ser revista, e numa progressão ao passado. Vejamos propriedades quânticas que o autor aponta e lembremos das propriedades que J.G. Frazer generalizou para o pensamento mágico: o contato por proximidade (superposição) e o contágio por similaridade (entrelaçamento).  Haverá surpresa na descoberta dos limites entre a composição da realidade e o funcionamento da Mente?
Os mais renhidos positivistas vão ter de proclamar a máxima hermética: "o que está embaixo é igual ao que está no alto"!
Postar um comentário